Bombeiro de Cantanhede resgata duas mulheres na Praia de Mira
É caso para dizer que Luís Oliveira, bombeiro de 3.ª dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, esteve ontem no lugar certo, à hora certa. Durante um dos seus passeios de fim de tarde de domingo à beira mar, na Praia de Mira, para fotografar o pôr-do-sol, viu duas mulheres serem surpreendidas por uma onda que as …

É caso para dizer que Luís Oliveira, bombeiro de 3.ª dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, esteve ontem no lugar certo, à hora certa.
Durante um dos seus passeios de fim de tarde de domingo à beira mar, na Praia de Mira, para fotografar o pôr-do-sol, viu duas mulheres serem surpreendidas por uma onda que as arrastou para o mar.
“Elas estavam a molhar os pés, junto às rochas, quando foram apanhadas por uma onda em v”, pormenoriza Luís Oliveira.
“Sem raciocinar”, fez “o que qualquer um teria feito”: atirou-se à água e, com a ajuda de um popular que se encontrava próximo, conseguiu resgatar as duas vítimas do mar.
A rapidez com que o bombeiro de Cantanhede interveio fez com que as duas mulheres estivessem na água apenas “entre cinco a sete minutos”, mas o suficiente para que uma delas apresentasse um quadro de hipotermia.
Depois de dar o alerta para o CODU, Luís Oliveira permaneceu junto às vítimas até à chegada do socorro. Quando os Bombeiros Voluntários de Mira chegaram, encontraram-no de tronco nu, já que tinha cedido a camisola a uma das vítimas.
As duas mulheres, mãe e filha, de 83 e 56 anos, respetivamente e naturais da Mealhada, foram encaminhadas para o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. A mais velha tinha hipotermia e a mais nova queixava-se de dores nas regiões lombar e cervical e membros inferiores.
No teatro de operações estiveram duas viaturas dos Bombeiros Voluntários de Mira, com seis operacionais, e uma viatura da Polícia Marítima, com dois operacionais.
A atitude do bombeiro de 3.ª Luís Oliveira enche de orgulho o Corpo de Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Embora tenha estado no lugar certo à hora certa, foi a rapidez com que agiu que dá a esta história um final feliz.
“Para as duas mulheres que foram resgatadas da água, o Luís Oliveira é um herói.
Para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede o Luís é um exemplo de coragem e do que se entende ser um bombeiro voluntário”, salienta José Oliveira, comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede.
Fonte: BV Cantanhede