Bombeiros da região centro sem acesso a plataforma de credenciais de transporte de doentes devido a ciberataque
Todas as Corporações de Bombeiros que integram a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, registam falhas totais na plataforma de Serviço de Gestão de Transportes de Doentes (SGTD), devido a um ataque informático. Os hackers têm denunciado fragilidades nas plataformas do Estado português, recentemente o sistema afetado foi o Transporte de doentes, plataforma que …

Todas as Corporações de Bombeiros que integram a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro, registam falhas totais na plataforma de Serviço de Gestão de Transportes de Doentes (SGTD), devido a um ataque informático.
Os hackers têm denunciado fragilidades nas plataformas do Estado português, recentemente o sistema afetado foi o Transporte de doentes, plataforma que dá acesso e gestão aos Corpos de Bombeiros gerirem os doentes a transportar, bem como os dias de prescrições médicas dos utentes.
A BombeirosTV contactou algumas das Corporações de Bombeiros da Região Centro, que confirmaram à nossa equipa que esta falha está a causar transtornos graves às Associações Humanitárias de Bombeiros, como à faturação de credenciais do mês de abril.
A plataforma é gerida pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, entidade responsável por todos os sistemas informáticos da área da Saúde. Ontem, dia 17 de maio, a CNN Portugal veio realizar uma reportagem sobre as falhas após os ciberataques aos Sistemas do Estado.
O pirata informático enviou ainda à CNN Portugal uma captura de ecrã, onde é possível ver claramente os dados de um utente que pediu uma ambulância.