Bombeiros dizem que aumento dos combustíveis pode comprometer socorro
A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) afirma que o aumento dos preços dos combustíveis poderá afetar o socorro, tendo pedido, ainda, reunião urgente com o Governo. A LBP solicitou, esta sexta-feira, uma reunião “com caráter de urgência” à Secretária de Estado da Administração Interna, argumentando que o aumento dos preços dos combustíveis pode afetar negativamente …

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) afirma que o aumento dos preços dos combustíveis poderá afetar o socorro, tendo pedido, ainda, reunião urgente com o Governo.
A LBP solicitou, esta sexta-feira, uma reunião “com caráter de urgência” à Secretária de Estado da Administração Interna, argumentando que o aumento dos preços dos combustíveis pode afetar negativamente as corporações, comprometendo, nomeadamente, o socorro.
“A LBP alertou a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, e o presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), brigadeiro-general José Duarte da Costa, para a subida dos preços dos combustíveis e as consequências negativas para as depauperadas finanças das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários, podendo criar a muito curto prazo desequilíbrios operacionais”, afirmou a LBP, num comunicado divulgado através das redes sociais.
A associação considera que, “com a situação vivida e com o seu agravamento”, pode “ficar em causa” o cumprimento “dos acordos ou protocolos assinados na área da Saúde, bem como com a ANEPC”.
A LBP realça, ainda, como este “desequilíbrios” são fortalecidos “pelo não cumprimento dos prazos de pagamento definidos em norma geral ou previstos”.