Bombeiros do Fundão, em missão humanitária de ajuda ao povo Ucraniano – C/Fotos
Após contacto com a Organização Não Governamental (ONG) CARITAS Internacional, através da sua delegação em Lublin na Polónia, surgiu o convite por parte desta ONG e a oportunidade de os Bombeiros do Fundão fazerem deslocar uma equipa de apoio humanitário à Polónia, para, em colaboração e integrada na organização da CARITAS, apoiar os refugiados junto …

Após contacto com a Organização Não Governamental (ONG) CARITAS Internacional, através da sua delegação em Lublin na Polónia, surgiu o convite por parte desta ONG e a oportunidade de os Bombeiros do Fundão fazerem deslocar uma equipa de apoio humanitário à Polónia, para, em colaboração e integrada na organização da CARITAS, apoiar os refugiados junto à fronteira com a Ucrânia.
A missão será realizada entre os dias 2 e 9 de abril próximo e conta com uma equipa de 5 bombeiros voluntários do Fundão, que se deslocarão na companhia aérea TAP, que ofereceu as passagens aéreas e o transporte dos 180 kg de medicamentos e artigos de Farmacêuticos.
Dos 16 voluntários para esta missão, o Comando selecionou uma equipa multidisciplinar de 5 operacionais, 3 dos quais bombeiros profissionais e 2 voluntários. A equipa é composta por 1 elemento de comando que vai chefiar a missão, e mais 4 bombeiros de varias categorias, com um efetivo constituído por 3 homens e 2 mulheres, privilegiando assim a igualdade de género e coletivamente as competências profissionais e técnicas de cada um, todos com conhecimentos adequados aos objetivos previstos, nomeadamente: formação no âmbito da saúde (enfermagem), Emergência Pré-hospitalar, Engenharia de Proteção Civil, Gestão de Emergências, dois dos membros da equipa possuindo ainda experiência militar internacional em várias missões na Bósnia, Líbano e Timor.
Segundo a ONG (CARITAS) com a qual iremos colaborar, os bombeiros poderão ser importantes e úteis em várias funções, nomeadamente:
Ajudar junto à fronteira com a Ucrânia, na receção, acompanhamento, triagem e encaminhamento de pessoas feridas ou debilitadas, que necessitem de cudados primários de saúde.
Apoio na operação logística de distribuição e encaminhamento de bens alimentares, roupas e outros materiais.
Demais tarefas que lhes forem atribuídas no âmbito do apoio aos refugiados instalados em campos de refugiados e das incertezas e dinâmicas que situações de crise geram.
Estamos cientes de que com a nossa participação não iremos mudar o futuro do mundo, mas iremos seguramente contribuir para ajudar a melhorar o presente de muitas pessoas em elevado sofrimento, que neste momento tanto precisam de toda a ajuda possível.
É verdade que esta missão é um esforço extraordinário que fazemos para ajudar o povo ucraniano, mas a importância da solidariedade não tem fronteiras e supera todas as dificuldades…
Esta missão será também complementada com ajuda humanitária de medicamentos referenciados como prioritários pela CARITAS; que foram doados por algumas farmácias e empresas do Fundão com o objetivo de os mesmos serem entregues à CARITAS na Polónia. Esta missão não seria possível sem o apoio financeiro e material de várias empresas do concelho do Fundão.