Foto: Metro Trás os Montes – Portugal

Dez idosos foram colocados, por precaução, no centro da aldeia de Nuzedo de Baixo, para prevenir o avanço das chamas do incêndio que no domingo começou em Rebordelo, Vinhais, confirmou à Lusa o presidente da câmara local, Luís Fernandes.

“As pessoas do bairro que estavam mais perto do foco do incêndio, por precaução, foram retiradas para um local mais seguro”, explicou o autarca, também responsável pela Proteção Civil.

Segundo Luís Fernandes, “a situação está agora um bocadinho mais calma, mas muito mais preocupante” pois entre as 15:00 e as 16:00 “houve um reacendimento que, devido ao vento, se transformou em algo muito intenso e o fogo avançou novamente na direção da aldeia”.

Ainda segundo o autarca, “houve alguns danos ao nível das culturas e da floresta, mas em termos de habitação e de automóveis ou até de animais, está tudo em segurança”.

Luís Fernandes manifestou o desejo de que a situação “acalme durante a noite, tal como aconteceu ontem (domingo), em que [o incêndio] foi dado como dominado”.

“Esperamos que com o cair da noite, apesar da retirada dos meios aéreos, com a diminuição da temperatura e o vento a amainar as coisas melhorem”, acrescentou.

O responsável transmontano assegurou que “não há estradas cortadas no concelho”.

Segundo a página da Proteção Civil, as chamas estão a ser combatidas por 270 operacionais, apoiados por 91 meios terrestres e oito meios aéreos.

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.