Fotos: BV Viseu

Os Bombeiros Voluntários de Viseu vão avançar com um museu virtual ligado à história da corporação. O trabalho já está a ser feito para que seja reunido todo o espólio ligado à instituição.

O presidente da Associação Humanitária, Carlos Costa, diz que, com este museu, vai ser possível mostrar a evolução da história do concelho de Viseu e também do país.

“Este projeto é um dos objetivos da nossa última candidatura (Carlos Costa foi reeleito há cerca de um ano para a presidência da corporação). Propusemos perpetuar o patrimônio material dos Bombeiros Voluntários num site concebido para o efeito. Temos um espólio muito vasto”, afirma.

O dirigente garante ainda que a direção também quer construir um museu físico para complementar o virtual, sendo “um projeto mais ambicioso e a longo-prazo”.

“Achamos que todo o patrimônio que temos deve ser preservado e exibido e faz parte da história da Associação Humanitária, do concelho de Viseu e do país para se ver a evolução destes materiais ao longo do tempo”, diz.

Segundo Carlos Costa, o trabalho para reunir o patrimônio já está em marcha. “Estamos a fazer a digitalização de documentos e fotografias de equipamentos como as nossas primeiras bombas para bombar águas, assim como modelos de viaturas, equipamentos de proteção individual, acessórios para os bombeiros e alguma documentação de maior relevo para a associação”, remata o presidente.

Os Bombeiros Voluntários de Viseu já têm 134 anos de história, tendo sido criados em 1886.

Fonte: Jornal do Centro

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.