Comandante dos Bombeiros de Bragança distinguido como “Português de Valor”
“Visto como um herói” na aldeia de Alfaião, no concelho de Bragança, onde nasceu, José Fernandes, comandante dos bombeiros de Bragança e militar de carreira foi distinguido hoje como “portugues de valor” pela Lusopress e com direito a elogio presidencial à coragem de todos. A distinção é realizado no âmbito do grupo Lusopress, sediado em …

“Visto como um herói” na aldeia de Alfaião, no concelho de Bragança, onde nasceu, José Fernandes, comandante dos bombeiros de Bragança e militar de carreira foi distinguido hoje como “portugues de valor”
pela Lusopress e com direito a elogio presidencial à coragem de todos.
A distinção é realizado no âmbito do grupo Lusopress, sediado em França, que todos anos distingue dez “Portugueses de Valor” espalhados pelo mundo.
A cerimónia foi realizada numa gala em Bragança que teve o elogio do Presidente da República a todos os portugueses pela coragem na pandemia.
Marcelo Rebelo de Sousa não esteve presente nesta décima gala anual, mas enviou uma mensagem gravada em vídeo em que sugeriu que se juntem “à galeria de portugueses distinguidos tantas e tantos patriotas anónimos”, que “no último ano e meio enfrentaram com coragem e resistência a pandemia”.
“A todos eles e a todas elas devemos um agradecimento pelos sacrifícios passados à distância longe das famílias, pela saudade, pela não vinda, pelo apoio que sempre deram a quem estava longe, familiares e amigos, ao compatriotas residentes em Portugal, demonstrando uma mais vez, enquanto comunidade, o que nos torna, por todo o mundo, portugueses de valor”, afirmou.
O presidente da República saudou “todos os órgãos de comunicação social da diáspora pelo trabalho de proximidade que diariamente promovem” e, em particular, a Lusopress por “uma década a eleger portugueses de valor” que considerou que “já é mais do que uma iniciativa, é uma tradição”.
A gala desta noite foi organizada em conjunto com a Câmara de Bragança, decorreu com um ano de atraso, devido aos constrangimentos da pandemia covid-19, e corresponde à 10º edição desta iniciativa que soma 100 portugueses distinguidos entre mil nomeados pelos percursos pessoais e profissionais, em Portugal e no mundo.