A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) lançaram o Manual “COVID-19: Os Bombeiros e a Saúde Psicológica em Tempos de Pandemia”.

O manual pretende ser uma ferramenta de suporte para que os Bombeiros possam, de forma simples e prática, conhecer diferentes estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse, não só em tempos de Pandemia, mas também aplicável a outros contextos de emergência.

Ao longo deste manual, que está disponível online, são apresentadas diferentes estratégias que podem ser adotadas para prevenir doenças do foro psicológico e promover a saúde dos Bombeiros cuja atividade apresenta níveis de exigência física e emocional muitas vezes extrema.

Os Bombeiros estão na linha da frente a prestar socorro, realizando o transporte de pessoas com doença, urgentes e não urgentes, o transporte de pessoas infetadas com COVID-19 e a responder a outras emergências que surgem todos os dias. A natureza do seu trabalho coloca-os numa posição de risco, aumentando a sua vulnerabilidade ao vírus e a problemas de saúde psicológica que decorrem dessa exposição, por exemplo, ansiedade, medo de ser contaminado ou de contaminar familiares e amigos, stresse, sintomas depressivos, problemas de sono ou burnout.

Estes problemas, por seu turno, têm um impacto significativo na forma como estes profissionais desempenham o seu papel, pelo que é fundamental que os bombeiros compreendam a forma como o seu contexto de trabalho pode afetar o seu bem-estar e saúde psicológica e possam aprender estratégias para fortalecer a sua resiliência e lidar com o stresse.

Nesse sentido, a ANEPC e a Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) elaboram um conjunto de informações e orientações sobre saúde psicológica para apoio específico aos bombeiros, que podem também ser adequadas para todos os operacionais de emergência com funções semelhantes.

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.