Covid-19: Apoio extraordinário aos bombeiros começa a ser pago em janeiro
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil confirma a transferência da primeira tranche de um valor total de 3 milhões de euros. A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai transferir, este mês, 1,5 milhões de euros para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) no âmbito do combate à doença Covid-19, …

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil confirma a transferência da primeira tranche de um valor total de 3 milhões de euros.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) vai transferir, este mês, 1,5 milhões de euros para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) no âmbito do combate à doença Covid-19, pode ler-se num comunicado enviado este domingo às redações.
Ainda de acordo com a Proteção Civil, a verba corresponde à primeira tranche dos 3 milhões de euros de apoio extraordinário aprovado no Orçamento do Estado para 2021, "com o objetivo de ajudar as AHBV a enfrentar as dificuldades financeiras criadas pela pandemia".
O pagamento seguinte, uma segunda tranche de 1,5 milhões de euros, será pago no mês de julho.
O valor será distribuído de acordo com a proporção do financiamento permanente atribuído a cada AHBV.
"O Ministério da Administração Interna reconhece e valoriza o papel insubstituível dos bombeiros voluntários portugueses, particularmente num período em que são permanentemente chamados a responder às ocorrências relacionadas com a pandemia", indica a Proteção Civil, admitindo um "agravamento da situação financeira das AHBV", algo a que procuram, assim, dar resposta.
Fonte: Agência Lusa