Empresa britânica cria veículo de combate a incêndios em carros elétricos
Os incêndios em carros elétricos trouxeram um novo problema para os bombeiros e embora, que teoricamente, os carros elétricos sejam menos propensos a se incendiarem do que os carros a combustão, quando isso acontece, os incêndios são muito mais difíceis de apagar. Atualmente existem muitas investigações que tentam evitar que um curto-circuito causado em uma …
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Os incêndios em carros elétricos trouxeram um novo problema para os bombeiros e embora, que teoricamente, os carros elétricos sejam menos propensos a se incendiarem do que os carros a combustão, quando isso acontece, os incêndios são muito mais difíceis de apagar.
Atualmente existem muitas investigações que tentam evitar que um curto-circuito causado em uma das células desencadeie uma descarga térmica e afete as outras células, provocando o incêndio. Isso, porque para apagar um incêndio desta natureza, pode consumir 30 mil litros de água até à extinção do mesmo.
Sendo que algumas formas de extinção deste tipo de incêndios são submergir os carros elétricos em contentores cheios de água durante alguns dias e noutros carros, deixaram que ardam durante várias horas até se autoextinguir. Soluções que são viáveis em espaços abertos, mas não em parques de estacionamento e garagens subterrâneas.
A empresa britânica Prospeed revelou um novo veículo de resposta rápida para combater incêndios em carros elétricos, baseado na Toyota Hilux 6×6, equipado com um sistema radical de combate a incêndios, o Coldcut Cobra, que promete ser mais eficiente e rápida do que as medidas existentes.
Este sistema preparado para combater os incêndios em baterias de carros elétricos utiliza um sistema abrasivo suspenso em água que pode cortar o piso do carro, permitindo injetar água com pressão de 300 bar diretamente no módulo de bateria em caso de fuga térmica.
Isto tem o efeito de arrefecer a bateria dentro do módulo e evitar a propagação do incêndio a todos os módulos.
Testes independentes da Agência Sueca de Contingência Civil mostraram que o sistema Coldcut Cobra pode impedir a propagação em 10 minutos com apenas 240 litros de água. Isso representa apenas 20% da capacidade do tanque do Hiload”, detalhou Olly Marshall.
Atualmente este veículo encontra-se em testes na República Checa, com a Prospeed a trabalhar também no desenvolvimento de um veículo com maiores capacidades.