Em parceria com os Bombeiros de São Pedro de Sintra, a Ascendi promoveu um simulacro, recriando um cenário de acidente rodoviário, com o objetivo de testar e exercitar a capacidade de apoio às vítimas de acidentes. O cenário escolhido foi a A16, autoestrada que liga Cascais a Sintra.

A Ascendi, no âmbito dos programas de treino dos procedimentos internos das suas concessões, promoveu, no passado sábado, dia 19, em parceria com os Bombeiros de São Pedro de Sintra, um simulacro na A16 que teve como objetivo testar e exercitar a resposta operacional quer da concessionária, quer das demais entidades com responsabilidade em matéria de proteção civil. O cenário recriado foi um acidente de viação envolvendo um veículo de matérias perigosas, um veículo pesado de passageiros e veículos ligeiros, com um número elevado de vítimas.

Tratou-se de um simulacro de larga escala que envolveu 93 bombeiros, 50 viaturas, 110 operacionais e contou com a implementação de um posto no local que permitiu uma rápida seleção de todas as vítimas, definição de prioridades, salvamentos, desencarceramento e a evacuação para as unidades hospitalares de referência, de forma a garantir um tratamento rápido e adequado à situação clínica das vítimas.

Além da Ascendi e dos Bombeiros de São Pedro de Sintra, o exercício teve a participação operacional direta da Autoridade Nacional de Proteção Civil, do Serviço Municipal de Proteção Civil Sintra, dos Bombeiros de Sintra, Montelavar, Colares, Almoçageme, Algueirão Mem-Martins, Agualva Cacém, Queluz, Belas e Alcabideche, da União das freguesias de Sintra e da Guarda Nacional Republicana.

Fotos: Sérgio Santos | FBDL

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.