A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) está já a estudar o “Manual de Combate a Incêndios Rurais da GNR”, no seu entender, criado fora do contexto institucional e técnico consolidado nesse domínio, ao arrepio das disposições legais vigentes e da própria doutrina existente nessa área. O documento, segundo a LBP, contraria no mínimo a ética que deve existir entre parceiros institucionais e operacionais.

A LBP garante para breve uma tomada de posição mais detalhada sobre um documento de que teve acesso abruptamente e sem qualquer conhecimento prévio.

Neste momento, a LBP manifesta a sua perplexidade sobre tal iniciativa, que contraria todo o normativo vigente e que conflitua com as regras estabelecidas pela Escola Nacional de Bombeiros (ENB), única entidade com capacidade e autoridade pedagógica nesse domínio. Por outro lado, além das mudanças de léxico e novas nomenclaturas introduzidas sem sentido, o Manual acaba por também desvirtuar o conhecimento acumulado exemplarmente nesse domínio e, ainda, estabelecer confusões sobre matérias e procedimentos até agora uniformizados e padronizados para todos no combate aos incêndios rurais.

Para já, a LBP, enquanto analisa com mais detalhe o Manual, não deixa de afirmar a falta de sentido do mesmo quando há muito está estabelecida a doutrina, os procedimentos e os manuais respetivos para o efeito pela ENB.

LBP

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.