Homem morre na sequência de queda numa cascata de Fecha de Barjas, Vilar da Veiga
Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro foram acionados, hoje, pelas 11h30m, para uma queda na cascata Fecha de Barjas, Ermida, Vilar da Veiga. Já no local verificou-se que a vítima estava desaparecida na água. Foram então, em articulação com o comando sub-regional do Cávado, acionadas várias equipas para reforçar o teatro de operações. Para …

Foto: BV Terras de Bouro
Os Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro foram acionados, hoje, pelas 11h30m, para uma queda na cascata Fecha de Barjas, Ermida, Vilar da Veiga.
Já no local verificou-se que a vítima estava desaparecida na água. Foram então, em articulação com o comando sub-regional do Cávado, acionadas várias equipas para reforçar o teatro de operações.
Para que o resgate da vítima ocorresse em condições de segurança para as equipas de mergulho, foi necessário desviar, momentaneamente, o normal curso de água com recurso a várias motobombas portáteis.
Depois de reunidas as condições de segurança, as equipas de mergulho iniciaram trabalho e conseguiram localizar e resgatar a vítima, que foi recuperada já sem vida.
Destacamos a complexidade desta operação devido ao grande caudal que se verificava no curso normal da linha de água.
Nesta ocorrência estiveram envolvidos 22 meios e 61 operacionais, da seguintes entidades: Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro, Bombeiros Voluntários de Amares, Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, Bombeiros Voluntários de Barcelos, Bombeiros Voluntários de Braga, Bombeiros Voluntários de Esposende, Bombeiros Voluntários de Fão, Bombeiros Voluntários de Viatodos, Bombeiros Voluntários de Vila Verde, Militares do PTBRM PNPG, Cruz Vermelha delegação de Rio Caldo, equipas da UEPS da GNR, patrulha da GNR do Gerês, UMIPE do INEM, VMER do Hospital de Braga, Coordenadora Municipal de Proteção Civil e serviços municipais.
Destacamos a boa articulação entre todas as entidades envolvidas nesta ocorrência, e o empenho e profissionalismo dos operacionais para o sucesso deste resgate aquático, agradecemos ao civis que se encontravam no local que foram incansáveis no apoio às equipas.
Lamentamos uma vítima mortal resultante deste acidente.
Apelamos, mais uma vez, a todos os visitantes que cumpram todas as regras de segurança nas atividades de montanha.