Foto: Nuno Cerqueira

Vários concelhos do Minho estão a braços com incêndios que começaram hoje de noite.

Segundo apurou este jornal, as chamas atingem no distrito de Braga Vila Verde e Celorico de Basto. Já no Alto Minho arde em Valença e Ponte de Lima.

No total são cerca de 70 operacionais que estão no teatro de operações a combater as chamas que atingem essencialmente zonas de Mato.

No concelho de Vila Verde está o maior incêndio, que lavra em Freiriz, no lugar de São José, e mantém no teatro de operações 26 operacionais, num local já perto dos concelhos de Barcelos e Ponte de Lima.

Em Celorico de Basto arde mato na união de freguesias de Carvalho e Basto (Santa Tecla) onde estão 15 operacionais apoiados por três viaturas.

No distrito de Viana do Castelo, três focos distintos atingiram em simultâneo o concelho de Valença, nomeadamente em Mó, Gandra e Taião. As chamas são combatidas por 12 bombeiros.

Em Ponte de Lima as chamas ardem na UF de Navió e Vitorino Piães, no lugar de Carreira. No teatro de operações estão 14 operacionais e quatro veículos.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil alertou esta quinta-feira para o aumento gradual do risco de incêndios rurais, especialmente no Norte e Centro, até sábado, devido às previsões de tempo quente e seco.

O alerta faz parte de um aviso à população onde se prevê para os próximos dois dias tempo quente e seco, com condições favoráveis ao aumento do risco de incêndios.

No aviso a ANEPC recorda que até ao fim de setembro é proibido fazer queimadas extensivas ou queima de amontoados sem autorização, usar fogareiros ou grelhadores em todo o espaço rural, e fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.

E alerta ainda que é proibido lançar balões de mecha acesa ou foguetes ou fazer trabalhos na floresta que possam originar faíscas, devendo evitar-se, por exemplo, o uso de grades de discos.

Devido ao calor o IPMA colocou quase todo o continente em aviso amarelo (o menos grave) de hoje e até às 18h00 de sábado.

Diário do Minho

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.