Mais de 1.800 operacionais, apoiados por 537 veículos, combatiam 18 incêndios em Portugal continental pelas 23h00 de hoje, sendo os fogos nos distritos de Santarém e Leiria que estão a mobilizar mais meios de combate, segundo a Proteção Civil.

Os cinco incêndios ativos em Santarém e Leiria estão a mobilizar 1.532 operacionais e cerca de 460 veículos.

Dois destes incêndios começaram na semana passada e chegaram a ser dados como “em conclusão”.

De acordo com os dados disponíveis no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), às 23h00, o fogo que teve início na quinta-feira na localidade de Cumeada, no concelho de Ourém (Santarém), está a lavrar no concelho de Alvaiázere, já no distrito de Leiria, e é o que mobiliza mais meios: 409 operacionais, apoiados por 125.

O outro incêndio que começou na sexta-feira, na localidade de Vale da Pia, concelho de Pombal (Leiria) está a mobilizar 308 operacionais, com o apoio de 100 veículos.

Já hoje, às 12h06, deflagrou outro incêndio no concelho de Ourém, na localidade de Cumieira, estando, neste momento, no terreno, 329 operacionais, apoiados por 93 veículos.

Um minuto mais tarde, às 12h07, foi dado o alerta para um fogo que teve início na localidade de Caranguejeira, no concelho de Leiria, e que está a mobilizar 396 operacionais, apoiados por 117.

Este incêndio já levou a Câmara de Leiria a pedir à população entre as localidades de Figueiras e Mata dos Milagres para se deslocar para o pavilhão dos Pousos ou para o Estádio Municipal e obrigou ao corte da Autoestrada 1 em ambos sentidos, entre Pombal e Fátima, assim como ao encerramento do Itinerário Complementar (IC) 2, em Leiria, e do IC8, entre Pombal e Ansião.

No concelho de Leiria existe ainda outro incêndio ativo, que teve início pelas 13h50, na localidade de Regueira de Pontes. No local estão 121bombeiros, com o apoio de 38 veículos.

Além destes fogos, pelas 23h00 existiam mais 13 incêndios ativos em Portugal continental.

No total dos 18 fogos ativos estão envolvidos 1.856 operacionais, com o apoio de 556 veículos.

No entanto, cerca de 300 pessoas já foram retiradas da freguesia de Freixianda, no concelho de Ourém, devido ao incêndio que começou na quinta-feira neste município do distrito de Santarém, informou hoje a ANEPC.

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.