Os próximos dias serão de grande atividade na zona da Albufeira de Castelo do Bode, com a participação de mais de 700 socorristas de vários países no exercício EUMODEX PT 2023.

O LIVEexercício, organizado pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil em colaboração com o consórcio EURO MODEX, vai simular um incêndio rural de grandes proporções que deflagra na margem esquerda da albufeira da Albufeira de Castelo do Bode, afetando vastas áreas florestais e numerosos aglomerados residenciais dentro.

O exercício, que decorrerá de 3 a 6 de maio de 2023, com o centro operacional sediado no hotel Segredos de Vale Manso junto à barragem de Castelo do Bode, visa testar e melhorar as capacidades de resposta conjunta e integrada do Sistema Nacional de Proteção Civil e União Europeia.

Em particular, o exercício incidirá sobre cenários complexos de emergência provocados por incêndios rurais que afetam a região de Lisboa e Vale do Tejo, com o apoio do Mecanismo Europeu de Proteção Civil e a mobilização de módulos europeus de combate a incêndios.

Os socorristas de Portugal, Espanha, Alemanha, Itália e França irão agir de acordo com os protocolos operacionais como se estivessem a ocorrer incidentes reais, colocando à prova as suas várias capacidades, incluindo combate a incêndios, evacuação da população, organização de zonas de concentração e apoio aos afetados comunidades.

O exercício também testará o componente crítico de receber, integrar e coordenar equipes internacionais que podem ser chamadas para prestar assistência em uma situação de emergência da vida real.

A Direção do exercício estará localizada no Hotel Segredos de Vale Manso, Abrantes | Coordenadas 39º 32’ 44’’ N | 08º 17’ 33’’ W

 

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.