Marisa Artur assume comando dos Bombeiros Novos de Aveiro
Os Bombeiros Novos de Aveiro vão ser comandados por uma mulher pela primeira vez na sua história, tendo sido a Chefe Marisa Artur designada pela direção e já teve parecer favorável da Autoridade Nacional de Emergência da Proteção Civil (ANEPC). Anúncio feito pelo presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos …
Foto: Crédito: Diário de Aveiro
Os Bombeiros Novos de Aveiro vão ser comandados por uma mulher pela primeira vez na sua história, tendo sido a Chefe Marisa Artur designada pela direção e já teve parecer favorável da Autoridade Nacional de Emergência da Proteção Civil (ANEPC).
Anúncio feito pelo presidente da Associação Humanitária de Bombeiros Guilherme Gomes Fernandes – Bombeiros Novos de Aveiro, esta segunda-feira, ao intervir durante a assinatura dos protocolos de apoio anuais com o município aveirense.
“Analisei em pormenor, com lentes para ver onde estava. Talvez seja o meu destino, incidiu numa senhora. Digo destino, porque estive por dentro da criação das enfermeiras paraquedistas nos anos 60, quando numa sociedade machista como eram os paraquedistas aceitar mulheres bradava aos céus, gerou a maior controvérsia. Em boa hora o fiz, porque no campo da verdade verificámos o que valem. há gente viva que deve isso às enfermeiras paraquedistas”, referiu o presidente dos Bombeiros Novos de Aveiro, militar de carreira (do ramo da Força Aérea), assumindo que a escolha da sucessora de Ricardo Fradique, que entretanto prosseguiu a carreira na ANEPC, na estrutura sub-regional de proteção civil, sendo que José Naia ficou como comandante interino até à escolha definitiva do novo responsável pelo corpo ativo da corporação.
No entanto, a promoção de Marisa Artur ao comando também enfrentou “oposição interna” de algumas vozes do quadro, uma vez que a direção atual já terminou o mandato e aguarda eleições.
A tomada de posse acontecerá a 27 de maio, numa sessão agendada, também, para a entrega de condecorações. Um momento que marcará, igualmente, a despedida de Albuquerque Pinto e da sua equipa, uma vez que o presidente da direção não se recandidata.
A Assembleia Geral continua a diligenciar para formar lista que possa assumir a corporação, não tendo, ainda, data para o ato eleitoral.
Comente esta notícia
Notícias
Bombeiros: Homem e mulher feridos em Albergaria-a-Velha morreram hoje
23/09/2024
Direção dos bombeiros da Ajuda em Lisboa pede ajuda para pagar salários
26/09/2024
Bombeiros de Carcavelos mobilizados para incêndio num rés do chão de uma habitação no concelho de Cascais.
04/10/2024
Bebé nasce em casa com ajuda dos Bombeiros da Covilhã
05/10/2024