Os Bombeiros da Marinha Grande reforçam a sua capacidade de intervenção
O Veículo Tanque de Grande Capacidade (VTGC) ao serviço do Corpo de Bombeiros (CB) da Marinha Grande desde 1991 deu lugar ao Veículo de Apoio Logístico Específico (VALE). Era conhecida a dificuldade com que os operacionais lidavam com as limitações técnicas do veículo VTGC Scania, essencialmente com uma insuficiente potência do motor com 400CV para …


O Veículo Tanque de Grande Capacidade (VTGC) ao serviço do Corpo de Bombeiros (CB) da Marinha Grande desde 1991 deu lugar ao Veículo de Apoio Logístico Específico (VALE).
Era conhecida a dificuldade com que os operacionais lidavam com as limitações técnicas do veículo VTGC Scania, essencialmente com uma insuficiente potência do motor com 400CV para um peso de cerca de 50 toneladas (32.000 litros de água, mais peso da cisterna, mais o do “trator”), com gastos obrigatórios em manutenção após cada intervenção, com o evidente sobreaquecimento do motor, desgaste exagerado dos pneumáticos em cada saída e com visíveis problemas de estabilidade e segurança.
Para melhorar a rapidez e a eficiência no combate a incêndios, com maior segurança e menos gastos de manutenção, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários da Marinha Grande (AHBVMG) decidiu adquirir um outro veículo. Depois de muitos contactos e de entre várias possibilidades de seleção, a escolha recaiu sobre um veículo de marca Scania com 580CV de potência, em segunda mão, por imperativos de boa gestão financeira. A cisterna mantém-se a mesma, mas com alguns reforços estruturais e melhoramentos de vária ordem.
Com uma pintura nova, decoração em vinil refletor, que dá visibilidade em terrenos de operação, o VALE tem a uma identificação própria, que garante a segurança daqueles que o operam.
Ultrapassadas as várias fases de intervenções mecânicas, seja de revisão, manutenção e inspeção, feitos os melhoramentos funcionais considerados apropriados e necessários, a Direção da AHBVMG pôs o VALE ao dispor do CB no dia 20 de agosto de 2021, conforme registam as fotos.
BV Marinha Grande