Foto: Arquivo

O Túnel do Marão vai estar cortado ao trânsito na noite de quinta-feira para a realização de um simulacro que visa testar os equipamentos instalados na infraestrutura e a articulação entre as entidades.

A Infraestruturas de Portugal (IP) disse que a realização do simulacro vai levar ao corte de tráfego no Túnel do Marão, inserido na Autoestrada 4 (A4), entre Vila Real e Amarante, nos dois sentidos, entre as 21:00 de quinta-feira e as 06:00 de sexta-feira.

O trânsito será desviado para o Itinerário Principal 4 (IP4), entre os nós de ligação ao IP4 e o da Campeã.

Segundo a Infraestruturas de Portugal, o “exercício tem como objetivo testar os equipamentos instalados no túnel, a articulação das diferentes entidades ligadas ao socorro e proteção civil, autoridades policiais e a IP como entidade exploradora da infraestrutura”.

A realização do simulacro permite, de acordo com a empresa, dar cumprimento ao previsto no Plano de Emergência Interno do Túnel do Marão.

O exercício decorrerá em parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) através do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Norte, em articulação com os comandos distritais de operações de socorro (CDOS) do Porto e Vila Real.

A IP pediu “compreensão pelos incómodos e inconvenientes” que a situação irá provocar, salientando estar a “contribuir para a melhoria das condições de segurança dos utilizadores da infraestrutura”.

A Autoestrada do Marão concluiu o prolongamento da A4 de Amarante a Vila Real, inclui um túnel rodoviário de quase seis quilómetros e abriu a 08 de maio de 2016, depois de sete anos de obra, três paragens nos trabalhos e do resgate pelo Estado.

O Túnel do Marão assinalou cinco anos de funcionamento em maio. De acordo com dados revelados nesse mês, desde 2016 o túnel foi atravessado por cerca de 19 milhões de veículos, que até então geraram uma receita de 43 milhões de euros de portagens.

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.