Um homem resgatado na Praia da Vieira e prosseguem buscas por um desaparecido
Uma pessoa foi hoje ao final da tarde resgatada na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande, e outra está desaparecida, decorrendo buscas dos bombeiros e da Polícia Marítima para a encontrar, informaram fontes oficiais. De acordo com fonte do comando sub-regional de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 19:26 …

Uma pessoa foi hoje ao final da tarde resgatada na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande, e outra está desaparecida, decorrendo buscas dos bombeiros e da Polícia Marítima para a encontrar, informaram fontes oficiais.
De acordo com fonte do comando sub-regional de Leiria da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 19:26 foi reportada uma situação de afogamento, “mas evoluiu para busca e resgate, porque uma pessoa foi resgatada e transportada para o Hospital de Leiria e outra pessoa está desaparecida”.
O homem resgatado ao mar tem 26 anos e o que está desaparecido “deve rondar os 22 anos”, disse à Lusa o capitão do porto da Nazaré, João Lourenço.
Segundo a fonte do comando sub-regional de Leiria da ANEPC, além do “civil transportado para o hospital”, um bombeiro também sofreu ferimentos ligeiros nas operações e teve de receber assistência hospitalar.
“Neste momento as buscas estão concentradas onde desapareceu, na foz do Rio Lis, com um helicóptero da Força Aérea, uma embarcação da estação salva-vidas da Nazaré, já esteve uma moto de água dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, e por terra equipas dos bombeiros de Vieira de Leiria e também da Polícia Marítima da Nazaré”, avançou João Lourenço.
Para o local, referiu a fonte da ANEPC, foram mobilizados “nove meios terrestres, dois meios aquáticos e 23 operacionais”, além do helicóptero da Força Aérea.
As buscas, adiantou o capitão do porto da Nazaré, “vão desenvolver-se até às 23:00” e serão “retomadas às 07:00” de domingo, se entretanto o desaparecido não for encontrado.
“A ondulação está um pouco forte, mas ainda não há uma explicação para o que aconteceu”, afirmou João Lourenço, acerca dos motivos para a situação de pré afogamento, mas o responsável da capitania do porto da Nazaré admitiu que “estava calor” e os homens poderão ter sido apanhados eventualmente por “alguma corrente ou algum agueiro”.