Decorreu este sábado, dia 4 de março, o simulacro de um acidente ferroviário na Linha do Norte, junto aos armazéns GSE, na freguesia de Vila Nova da Rainha, concelho da Azambuja

Este simulacro estava integrado nas iniciativas programadas para a Semana da Proteção Civil e contou com mais de 500 participantes.

Por sua vez, este simulacro, intitulado Trainex 23, recriou um cenário aproximado a uma emergência real.

Neste sentido, cerca de 100 “vítimas” foram evacuadas de um comboio, na sequência de uma colisão com um veículo de transporte de matérias perigosas.

O objetivo deste simulacro foi testar a capacidade de resposta dos meios de Proteção Civil numa situação real de acidente.

Para além das corporações de Bombeiros Voluntários da Azambuja, Alcoentre, Alenquer, Vila Franca de Xira, Torres Vedras, Samora Correia, Benavente, Santarém, Castanheira do Ribatejo, Alhandra e Regimento Sapadores Bombeiros de Lisboa assim como da Cruz Vermelha de Aveiras de Cima, este simulacro contou também com a participação de outros agentes de Proteção Civil, e ainda com a colaboração da CP e da Infraestruturas de Portugal, num total de 150 operacionais apoiados por 50 veículos.

Ao mesmo tempo, foi ainda ativado o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

O Trainex 23 encerrou o programa da Semana da Proteção Civil, promovida pela Câmara de Azambuja, em parceria com o Serviço Municipal da Proteção Civil de Azambuja, juntamente com os Bombeiros Voluntários de Azambuja e de Alcoentre, da Delegação de Aveiras de Cima da Cruz Vermelha Portuguesa e dos postos de Azambuja e de Aveiras de Cima da Guarda Nacional Republicana.

Fotos: Filipe Oitavem / BombeirosTV

Comente esta notícia


Meteorologia

Notícias

Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar estará a aceitar a sua utilização.