Workshop em Sines aborda prevenção, planeamento e intervenção em acidentes industriais
“Riscos Tecnológicos – Indústrias Seveso” é o tema do ‘workshop’ que vai decorrer em Sines (Setúbal), esta sexta-feira, organizado pelos comandos Regional do Alentejo e Sub-regional do Alentejo Litoral da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. A iniciativa, que vai ter lugar no Auditório da Administração do Porto de Sines, está relacionada com a …

"Riscos Tecnológicos – Indústrias Seveso” é o tema do ‘workshop’ que vai decorrer em Sines (Setúbal), esta sexta-feira, organizado pelos comandos Regional do Alentejo e Sub-regional do Alentejo Litoral da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.
A iniciativa, que vai ter lugar no Auditório da Administração do Porto de Sines, está relacionada com a Diretiva Seveso III (Diretiva 2012/18 da União Europeia), quer ao nível da prevenção e do planeamento, quer da intervenção operacional em acidentes industriais graves, explicou a organização.
A Diretiva Seveso é assim designada devido à catástrofe que ocorreu em 1976, em Seveso (Itália), motivando a então Comunidade Europeia a adotar uma política comum em matéria de prevenção e controlo dos riscos de acidentes industriais graves.
Um total de 16 unidades industriais enquadradas na Diretiva Seveso III (nível inferior e superior) está implantada no litoral alentejano, enquanto, no Município de Sines, existem 12 indústrias classificadas no nível superior de perigosidade.