Emergência Pré-Hospitalar

Marinha resgatou mulher inglesa a bordo de navio de passageiros ao largo dos Açores

A Marinha resgatou uma mulher inglesa, de 87 anos, que se encontrava a bordo de um navio de passageiros, a sudoeste da ilha de São Miguel, nos Açores, que necessitava de cuidados médicos hospitalares imediatos, foi hoje anunciado.

De acordo com um comunicado da Marinha, o resgate, iniciado pelas 17:30 locais (18:30 em Lisboa) de quarta-feira e concluído pelas 01:50 locais (02:50 em Lisboa) de hoje, foi efetuado através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada), em articulação com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) e com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (RCC Lajes).

Segundo a nota, tratou-se do resgate médico de uma mulher que se encontrava a bordo do navio de passageiros “AMBITION”, com bandeira das Bahamas, que estava a navegar a cerca de 850 milhas náuticas (o equivalente a cerca de 1.600 quilómetros), a sudoeste da ilha de São Miguel.

“A passageira, de nacionalidade inglesa, apresentava um quadro clínico de dor aguda no abdómen e hemorragia retroperitoneal, necessitando de cuidados médicos hospitalares imediatos”, lê-se.

A Marinha explicou que o resgate foi efetuado pelo helicóptero EH-101 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que transportou a paciente para o aeroporto das Lajes, na ilha Terceira, tendo sido posteriormente transferida para uma unidade hospitalar.

Estiveram envolvidos na operação o MRCC Delgada, o RCC Lajes, a FAP, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) e o Centro de Comando Operacional da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras da GNR.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo
Fechar

Adblock Detectado

Por favor, considere apoiar o nosso site desligando o seu ad blocker.